"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mandioca Frita Cremosa


http://zakuskas.blogspot.com


Já vi esta receita em vários programas de TV e vários blogs, por isso não sei de quem é a autoria e a quem creditar para ser justa.Posso assegurar que é uma das zakuskas mais deliciosas que já provei!

Simples de ingredientes e forma de preparo, mas cada pedacinho na boca encanta quem experimenta.

Ingredientes

Mandioca
Sal
Manteiga (não use margarina!)

(a proporção de manteiga é 1 colher de sopa cheia, de mãe, para cada Kg de mandioca).


Coloque a mandioca descascada em uma panela de pressão com uma pitada de sal e complete com água. Deixe cozinhar na pressão por cerca de 30/40 minutos ou até a mandioca ficar bem macia.

Enquanto quente, retire a mandioca com uma escumadeira para uma assadeira retangular, escorrendo bem a água. Retire a fibra interna e amasse com um garfo. Acrescente a manteiga e continue amassando bem até virar um purê.

Continuando na mesma assadeira espalhe a massa alisando bem, numa camada que tenha mais ou menos 2 cm altura.

Aguarde esfriar e leve ao freezer por uns 40 minutos, e antes que comece a congelar, retire do freezer e corte em quadradinhos iguais. Se esperar para cortar quando congelar não vai conseguir.
Volte a assadeira ao freezer e deixe até que congele totalmente.

Com auxílio de uma espátula, retire os quadradinhos e guarde num saco plástico no freezer.
 http://zakuskas.blogspot.com

Quando desejar, esquente muito bem o óleo (aquele velho teste do palito de fósforo tá valendo).

http://zakuskas.blogspot.com


Coloque poucos quadradinhos para fritar de cada vez, evitando que o óleo esfrie e desmanche os quadradinhos de mandioca.

Deixe dourar e escorra num papel absorvente.

Pensa numa mandioca sequinha, crocante e quentinha com um purê de mandioca de recheio?
Eu não coloquei um pedacinho de queijo no meio (que é uma idéia) mas quem comeu achou que tinha queijo.




http://zakuskas.blogspot.com


Uma coisa muito legal que descobri com essa receita é que esta forma de congelar a mandioca é muito prática também na hora de fazer um caldo, ou uma sopa.


Dia destes chegando em casa abri o freezer e vi que tinha alho poró (que deixo já refogado, congelado). 
Fervi água, coloquei caldo de galinha pronto, o alho poró e alguns cubinhos desta mandioca.

Gente.....ficou um caldo de mandioca divino para aquecer a noite gelada!

Portando, bora aproveitar a safra de mandioca!!



12 comentários:

  1. Oi Tânia, tava com saudade! Não conhecia essa receita mas claro que vai pra minha lista! Que idéia sensacional! Adorei a dica da sopa também. hmmmm... que fome!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. OI Tânia,
    Eu também, como a Tânia, estava com saudades de você e suas deliciosas postagens.
    Com certeza essa receita deve ser muito boa.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha amiga!

    Desculpe a minha ausência por aqui, é que eu tenho estado mais fora que dentro da Internet e ultimamente
    tenho usado o FB para conversar com minhas irmãs, e isso tem tomado todo o pouco tempo de que disponho, rsrs.
    Mas o seu blog é um dos meus favoritos, por inúmeras razões, rsrs. Esta idéia é muito boa, eu já tenho o hábito de engrossar sopas e caldos com mandioca cozida, por causa do costume familiar de fazer quibebe de mandioca, rsrs.
    Também só gosto de mandioca bem cozida e macia, que desfaz na boca. Mandioca cozidinha, aliás, é algo a que não resisto. Vou fazer estes quadradinhos, até porque eles podem ser feitos previamente e quebram um galhão, numa hora de aperto (não bastassem serem deliciosos, né? rsrs).

    Um beijo e tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  4. Que lindos ficaram e que idéia genial.
    Tenho mandioca congelada e amanhã mesmo vou fazer estes quadradinhos. Achei muito prático.
    Abraços querida tenha uma Boa Noite

    ResponderExcluir
  5. Olá Tânia!
    Vim conhecer por indicação lá do blog "só receitas simples", mas quero te dizer que adorei chegar aqui, pois vemos delícias e bem explicadinhas.... adorei e te digo: Que já estou ficando! Que maravilha esses quadradinhos de mandioca/aipim hem? Vou fazer por certo. Volto outras vezes... Beijinhos...tenha um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Tânia, Achei fantásticas as mandiocas fritas cremosas. Jurei que havia queijo dentro! Aqui todo mundo ficou maluquinho por elas, ainda mais com esta moleza de congelar e fritar na hora que quiser. Obrigada pela receita. Beijo grande, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  7. Tem um aspecto delicioso.

    Não conheci-a o teu blog, já sou seguidora.

    Convido-te a visitar o meu.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,
    uma das coisas que mais gosto é de saber o nome da(o) dona(o) do blog. E por coincidência é minha chará.
    Este aperitivo deve ficar muito gostoso, eu também já vi postado em alguns blogs.

    Aproveito e deixo um convite para participar de uma promoção que esta tendo lá no meu blog, acesse http://taniafeijaodecorda.blogspot.com.br/2013/09/promocao-miolo-wine-group.html

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  9. Vim só para dizer que fiz e que desta forma a mandioca fica muito saborosa. Recomendo a todos

    ResponderExcluir
  10. No óleo quente não deu certo, elas derreteram e estragaram o óleo inteiro, aí resolvi testar no forno e ficou ótimo...deixei esquentar bem o forno coloquei pra assar dali um tempo virei e ficaram tostadas dos dois lados e uma delicia por dentro....agora só faço assim...não quis testar de novo no óleo e perder de novo...vi algumas postagens de que não fica bom no forno, mas eu aprovo, ficaram deliciosas...

    ResponderExcluir
  11. Fiz no forno, vi em algumas postagens que não dá certo, mas as minhas ficaram tostadas e deliciosas, qdo fiz no óleo quente, foi um desastre, elas derreteram e perdi o óleo todo, aí na próxima não quis arriscar a perder tudo de novo e esquentei bem o forno e as coloquei pra assar, dali um tempo virei e ficaram maravilhosas, no meu forno foram 15 minutos..

    ResponderExcluir
  12. Que tristeza! Desmancharam todas. Mas talvez pq coloquei varias de uma só vez. Que triste :(

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir