"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 19 de junho de 2012

Berinjela com Atum à Napolitana e o IBF - Instituto Beija-Flor

 
Estou engajada em mais um Projeto Social, desta vez o  Instituto Beija-Flor, localizado em Colombo-PR, com a missão de incentivo à educação e reforço sociocultural para crianças de 6 a 15 anos. Uma das minhas participações é organizar um livro com receitas de família fáceis e gostosas, uma coletânea de delícias repetidas pelas mães e avós de todos os cantos. Em razão disso tenho garimpado também os caderninhos de receita da mãe, da tia, do cunhado, da vizinha....
Mas em breve vou fazer uma postagem específica sobre o IBF. Muitos dos que me acompanham já receberam o convite para fazerem parte deste projeto com suas receitas e deixarem seu nome, ou a sua gota d'água (como na fábula do Beija-Flor) neste livro que certamente, será maravilhoso. E tenho recebido receitas ótimas, daquelas para se guardar com chave de ouro. Será o livro que comprarei também para presentear a minha filha para que faça parte de sua cozinha, pois até quem não cozinha nada (que é o caso dela) um dia vai poder se arriscar sem medo.
Bem, numa dessas "garimpadas", encontrei esta receita de berinjela no caderninho da minha mãe. Ela disse que anotou em algum programa de TV há muitos anos. Adorei o resultado. Acompanhado de um arroz, é perfeito.
A foto do prato pronto não condiz com a delícia que ficou.
 
4 berinjelas pequenas fatiadas com casca (bem fininhas) 
5 tomates sem sementes picados
3 cebolas bem picadinhas
1/2 xícara de azeitonas verdes sem caroço em rodelas
2 latas de atum
1 pacote de pó para sopa creme de cebola
1/2 xícara de queijo parmesão ralado grosso
manjericão, salsa e cebolinha picados à gosto
pimenta do reino e azeite quanto baste
orégano seco

Escolha berinjelas mais finas e pequenas. Fatie e vá deixando de molho numa bacia com água e vinagre (a proporção é de 1 litro de água para 1/2 xícara de vinagre). Depois de 30 minutos escorra bem e esprema para tirar toda água. Reserve.



Misture os tomates, cebolas, cheiro verde, orégano, azeitonas, manjericão, atum e o pó para sopa de cebola.Tempere com azeite e pimenta do reino (a sopa já dá o salgado necessário).
Num pirex untado com azeite, coloque uma camada de fatias de berinjela, outra camada da salada de atum e assim sucessivamente. A última camada deverá ser de salada. 
Polvilhe o queijo ralado, regue com azeite e leve ao forno quente, coberto com papel alumínio, por aproximadamente 35/40 minutos.Depois retire o alumínio e deixe gratinar.






31 comentários:

  1. Una ricetta molto invitante, io adoro tutte le verdure in particolare le melanzane. Un abbraccio Daniela.

    ResponderExcluir
  2. Passando pra fazer uma visita, deixar um oi e dizer que amo este tipo misturinha... que legal...somos vizinhas, moro em PG City PR...kkkkkkkk

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita! Que prazer te ver aqui, sumida!
      Olha, não somos vizinhas não (infelizmente)....eu sou paulistana, mas como diz minha amiga Neide, idealizadora do Projeto, longe é um lugar que não existe. Quem sabe quando eu estiver em Colombo marcamos um encontro. Beijinhos

      Excluir
  3. Nossa!!! Já salvei nos meus favoritos, vou ter que fazer! que delicia, e eu não achei que a foto ficou feia não! :)
    beijos!

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  4. amiga..que delicia deve ter ficado essa berinjela com atum..parabens pela receita da mãe..maravilhosa..bjo

    ResponderExcluir
  5. Una maravilla, adoro todo lo que has puesto, me gusta!!!,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegro de que te guste, Maria. Es un plato muy rico. Besos

      Excluir
  6. Es maravilloso poder participar en ese proyecto, enhorabuena!
    Estas berenjenas se ven muy sabrosas, un plato muy rico.
    Besos.

    ResponderExcluir
  7. Olhe, mais um prato completo que vai parar na minha cozinha, com certeza!
    Quanto ao projeto, estou curiosa e ao mesmo tempo ansiosa por encontrá-la.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, obrigada querida pela sua participação. Logo, logo iremos nos encontrar, com certeza! Estou muito ansiosa também!! Beijinhos

      Excluir
  8. Um belo projecto!
    E adorei a beringela mas o atum não convence ninguém aqui em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acho que se você fizer sem o atum, também fica gostosa, viu?
      Beijinhos

      Excluir
  9. Tânia, querida, bom dia!

    Nesta receita só entra coisas deliciosas! e é prática e quase um prato único,
    portanto, vou levá-la comigo, claro, rsrs. Parabéns pelo engajamento no programa
    social, eu também acho que temos o dever de ajudar os mais necessitados.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly!
      Claro que não poderia faltar suas mãos de ouro neste livro, né? Obrigada querida!

      Excluir
  10. Eu que adoro uma berinjela, salivei aqui só de ver a foto.
    Adorei o projeto e vou esperar sua postagem para conhecer mais, Parabéns pela iniciativa.
    Reforçando...muito bom ter você de volta!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Tânia!

    Que projeto maravilhoso,o Paraná tem sempre alternativas para a socialização,interação e crescimento destes novos cidadãos.

    Beijos e amei a receita!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo projeto, Tânia! Se precisar de minha ajuda é só pedir.
    Já estou de olho nesse livro que deverá ser ótmo.Adorei essa receita.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lylia! Já estou contando contigo para a revisão, viu!
      Beijinhos

      Excluir
  13. Hummm eu sou doida por berinjela e com atum acho uma parceria perfeita, ficou linda sua receita, vou levar comigo, esses pratos saudáveis e a base de berinjela não perco por nada. Gostei demais. Parabéns pelo seu projeto que está indo de vento em popa, que bom Tania é uma linda iniciativa, e que deve ser divulgada sempre. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Josy. Inclusive pela sua participação no livro! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que projeto bacana, Tania! Apoiadíssimo!
    Sobre a receita da cuca em meu blog (cozinha santa), é claro que tens autorização - desculpe a demora em responder, é que só agora de noitinha vi o pedido seu e da Cybele, pois ando de resfriado, meio arriada!
    Repare que no post também cito de onde peguei a receita, que por sua vez pegou de uma senhora no Rio Grande do Sul. Na época procurava uma receita que levava fermento de pão, e achei milhares com fermento em pó. Mas era com o outro fermento que minha ohmama(vovó) e minha mamãe faziam. E quando experimentei era isso mesmo que queria!

    Bjus e sucesso em seu projeto!

    ResponderExcluir
  16. Oi Tânia. Amei conhecer sua cozinha. Estacionei em cada post, me derreti com as receitas e com as imagens (que são ótimas, pode acreditar) e esse projeto. Sempre valorizei a culinária pelas possibilidades de preservar cultura e levar uma vida mais humana para quem sofre com as necessidades. Cozinhar é uma arte, um prazer e quando uma família se reúne e pode prover da melhor forma de sua dispensa é uma verdadeira alegria. O projeto é tudo de bom. Parabéns pela iniciativa e pelo blog que é apaixonante. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, agradeço suas palavras carinhosas e incentivadoras. Um beijinho

      Excluir
  17. Tânia, hoje farei essa receitinha! Depois conto como ficou! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. HUmmmm amei essa receita, vou fazer amanhã.
    Parabéns pelas receitas maravilhosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Hummmmm vou fazer amanhã mesmo.
    Parabéns pelas receitas maravilhosas.
    Beijos

    ResponderExcluir