"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bolo Rápido - Mousse de Chocolate e Morangos


Esta postagem tem um motivo mais que especial.
Hoje meu maior tesouro faz 18 anos!!  Sou uma mãe "coruja" assumida e muito orgulhosa do ser que Deus incumbiu-me de criar. Não querendo fazer uso de clichês, mas já fazendo...o tempo voa, a vida passa numa velocidade cruel e tenho a sensação de que ontem colocava fitas nos teus cabelos ou te levava ao primeiro dia de pré-escola. E te vejo hoje uma mulher linda por dentro e por fora, que não perdeu a capacidade de brincar e de sonhar.

Naty:
A partir de agora você não é apenas mais uma adulta responsável pelos seus atos, mas um ser capaz de superar obstáculos  sozinha e mostrar que não veio neste mundo a passeio.
Saiba que sempre, nos momentos bons e ruins, estaremos aqui, como fiéis escudeiros, para te dar colo e abrigo,  sempre que precisar.
Com amor e carinho infinitos, queremos desejar que nesse novo ciclo de sua vida, você SEJA feliz (ao invés de ESTAR), pela pessoa em que se transformou, pelos seus ideais de vida, pelo seu discernimento sobre o bem e o mal, pelas suas conquistas (e das muitas ainda que virão), pela sua persistência.....
Obrigada por nos tornar pessoas melhores com a sua existência!
Que Deus a abençõe e ilumine todos os teus caminhos.
Amamos muito você!!

Minha filha não gosta de festas, sempre preferiu comemorar seus aniversários com viagens. E aos 18 não poderia ser diferente. Vai viajar, claro!
Para não deixar a data passar em branco, fiz um bolo rápido.
A receita da massa peguei no blog  Saboreando a Vida. A Marly, além de ser uma pessoa super atenciosa, tem receitas divinas, é uma confeiteira de mão cheia e seu blog está nos meus preferidos, pois ela tem o dom de explicar tudo nos mínimos detalhes, além de receitas práticas e deliciosas, feitas com muito capricho. Marly, muito obrigada !! 

Massa (Bolo de Liquidificador)

Dobrei os ingredientes da receita e apenas acrescentei emulsificante para sorvete (1 colher de sopa rasa) que deixei bater bastante tempo junto com os ovos, leite, óleo e sal no liquidificador. Gosto de usar emulsificante porque o bolo fica mais úmido e quando assa não fica com aquela "barriga" por cima.


Ingredientes para 1 receita, conforme consta no Saboreando a Vida:
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de óleo de cozinha (caprichada!) (usei manteiga derretida)
2 ovos grandes
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de café instantâneo em pó
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
10 gotas de essência de baunilha
1 Pitada de sal

Numa tigela média, peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato e reserve. Bata no liquidificador o óleo, o leite, o sal e os ovos. Acrescente o açúcar, o café, o chocolate em pó e a essência. Bata até misturar. Despeje a mistura do liquidificador sobre a farinha e misture tudo com um batedor de mão. Ponha a massa numa forma ( como dobrei a receita usei uma de 29 cm de diâmetro - se não dobrar a Marly indica uma de 22 cm) untada e enfarinhada. Leve-a ao forno médio preaquecido, por uns 35 minutos, ou até que passe no teste do palito.
 
Calda

200 ml de leite fervido e frio
2 colheres (sopa) de achocolatado açucarado
1 colher (sopa) de açúcar


Misture tudo muito bem.


Recheio e Cobertura  
4 caixas de morangos (reserve os mais bonitos inteiros para decorar) lavados, secos e picados
 
Mousse de chocolate sem ovos

3 caixinhas de Chanty Mix - 200 ml (Vigor, Amélia)
200 grs de chocolate ao leite
200 grs de chocolate meio-amargo
 
Derreta os chocolates em banho maria (ou no microondas) e deixe amornar. Bata o chantilly conforme instruções da embalagem e quando estiver firme junte os chocolates derretidos. Misture bem. Se desejar que fique com uma cor de chocolate mais escura, junte 1 colher de sopa de chocolate em pó (não achocolatado!).
 

Eu monto o bolo na véspera na mesma forma que usei para assar.
Forre a forma com filme plástico. Corte o bolo em 3 partes. Coloque uma das partes na forma, molhe com a calda e uma parte do mousse. Por cima metade dos morangos picados. Outra parte de bolo, molhe com a calda, mais mousse e o restante dos morangos picados. Coloque a última parte do bolo, umedeça com a calda, feche bem com filme e mantenha na geladeira até o dia seguinte.
Desenforme, cubra com o restante da mousse e decore com morangos.

Rápido, Prático e garanto que delicioso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário