"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Pão Integral



Ingredientes

30 g de fermento biológico para pães
1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo
300 ml de água filtrada e fria
1 ovo grande ligeiramente batido
2 colheres (sopa) de óleo de milho ou de canola
1 colher (sobremesa) de mel de boa qualidade
1 colher (sobremesa) rasa de cacau em pó
1 colher (sobremesa) rasa de sal marinho ou sal comum
2 colheres (sopa) de leite em pó integral
75 g de manteiga extra sem sal, macia
1/2 xícara (chá) de farelo de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/3 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de linhaça triturada
354/400 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de Fazer

Utilizando a tigela grande da batedeira dissolva o fermento com o açúcar mascavo. Junte os ingredientes líquidos, o cacau, o sal, o leite em pó, a manteiga, e bata rapidamente. Em seguida agregue as farinhas integrais e a metade da farinha de trigo e bata na batedeira com os batedores de massa pesada até ficar esbranquiçado.

Junte a farinha de trigo restante, aos poucos, e continue batendo até obter uma massa macia e homogênea.

Deixe a massa obtida levedar até dobrar de volume e modele os pães. Coloque os pães dentro de fôrmas próprias, untadas e enfarinhadas e deixe crescer novamente até dobrar de volume.

Por último asse em forno preaquecido à 200ºC até que estejam dourados.

Para Envolver
300 ml de água filtrada e fria
1/2 xícara (chá) de flocos de aveia
(dica do Álvaro que não consta na receita - 1 clara batida também!)

Rendimento: 2 pães médios


No meu pão somente não usei o cacau em pó, porque não tinha à mão.
E ao invés da batedeira usei a máquina de pão na função "sovar".
Ficou muito bom, macio

11 comentários:

  1. Fantástico Tânia!

    Esse pão parece-me muito bom!

    Ainda vou experimentar na MFP no ciclo completo!

    ***

    ResponderExcluir
  2. Adoro estes pães.......ficou lindo!
    Vou experimentar com centeio!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. que máximo! amei este pão!
    Ficou lindo demais!

    Bjos, glau

    ResponderExcluir
  4. nossa q pão mais lindo!!! adoro os integrais!!bjs

    ResponderExcluir
  5. Querida estava procurando uma receita como esta para um pão integral bem fofinho para usar um fermento fresco que já está na geladeira. Aliás, tenho todos os ingredientes em casa. Muito obrigada pela dica. Beijoca.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, que lindo que ficou este pao.Sabe que ha muito ando sem fazer paes.esta na hora de retomar a faze-los.

    ResponderExcluir
  7. olá Tânia vim agradecer a visitinha, e adorei esse pao, ficou lindo e me parece bem fofinho...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Esse pão tem um cheiro boooommmm....

    ResponderExcluir
  9. Que lindo e deve ter ficado delicioso! Será que dá certo fazer na minha super máquina?!rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Psychic e Laurinha..me contem o resultado?

    Glau, Laila, Téia, Eliana, Valentina, Graciele, Susana, até eu me surprendi, pois meus integrais sempre saiam meio "pesados". Este realmente ficou fofo e cheiroso!

    Pois é, Marula...só testando para saber, mas acho que dá certo sim...me conta se vc fizer?

    ResponderExcluir